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Programa Oficina das Finanças na Escola

Pesquisa de impacto 2023

INTRODUÇÃO

Esta pesquisa de impacto foi realizada pelo Grupo de Pesquisa Influência, do Laboratório de Pesquisa em Medida e Avaliação, da Universidade de Brasília, sob coordenação do Prof. Dr. Fabio Iglesias. Teve por objetivo acompanhar os resultados do Programa Oficina das Finanças na Escola nos comportamentos e crenças de alunos, familiares e professores. Para garantir as melhores conclusões, os dados foram tratados com critérios psicométricos de validade e de fidedignidade, com base em técnicas estatísticas de análise fatorial. Além da abordagem quantitativa com os itens fechados, a pesquisa também envolveu análises qualitativas dos itens com respostas abertas.

 

Os dados a seguir se referem às respostas coletadas de 269 alunos de 12 escolas (15 escolas, se consideradas as diferentes unidades), 319 familiares de alunos de 16 escolas, e 148 professores de 57 escolas. Todas essas escolas adotaram em 2023 o Programa Oficina das Finanças na Escola. Foram aplicados três instrumentos (surveys) diferentes, específicos para cada público (alunos, familiares e professores), elaborados com base em objetivos para identificar a influência direta e indireta do Programa.

Os dados foram coletados majoritariamente nos meses de novembro e dezembro de 2023. Eles representam uma amostra, por voluntariado, de todos os que participaram do Programa Oficina das Finanças. Não são representativos de toda a população de familiares, alunos e professores das entidades participantes, mas são válidos para formular hipóteses sobre eles.

PROFESSORES

Em 2023, tivemos 148 professores respondentes da pesquisa de impacto de 57 escolas. Os professores responderam que, para as aulas de Educação Financeira, as ferramentas mais utilizadas foram: Manual do professor (80,4%), Plataforma online Oficina das Finanças (25,7%), Apoio Pedagógico via WhatsApp (25,0%), Engenhoca da Oficina das Finanças (44,6%) e Aulas em vídeo (42,6%). Também relataram que nas escolas utilizam o Google Classroom (26,4%) e plataforma próprias (44,6%). Os professores relataram que a maioria dos seus alunos são do 3º (25%), 4º (21,6%) e 5º ano (23,6%). A maioria dos professores são do sexo feminino (92,2%) e média de 43,56 anos de idade (Desvio Padrão = 7,42). Os professores também relataram que já trabalham com o projeto Oficina das Finanças, em média, há 4,24 anos (Desvio Padrão = 3,59).

 


Os professores avaliaram elementos do trabalho desenvolvido, a partir dos itens abaixo, utilizando uma escala de 0 (discordo totalmente) a 10 (concordo totalmente):

A respeito dos alunos, os professores avaliaram os seguintes comportamentos:

Sobre o projeto realizado, os professores avaliaram também os seguintes aspectos: 

COMENTÁRIOS

Diante dos resultados dos dados coletados, podemos destacar que os professores julgam que Educação Financeira é essencial para o futuro dos alunos (9,69), que os livros de atividades dos alunos foram utilizados (9,54), que a o trabalho de Educação Financeira na escola é relevante (9,00). Os professores relatam que as discussões promovidas com os alunos foram enriquecedoras (9,17) e que os alunos são participativos nas discussões (8,96). Além disso, os professores aplicam os conhecimentos de Educação Financeira em suas vidas pessoais (8,67) e considera que o projeto da Oficina das Finanças contribui positivamente para o Planejamento Político Pedagógico da escola (8,61).

Alguns relatos espontâneos dos professores participantes:

"Agradeço muito a oportunidade de participar de um projeto como esse, pois saber administrar o dinheiro faz com que tenhamos uma vida tranquila e feliz."

 

"Cada escola deveria ter sua Engenhoca (Permanente)."

"Com o uso da plataforma e de todas as dicas que nos dão, sinto a aula fluir com muita clareza."

"Está sendo uma experiência incrível, a qual nunca imaginei viver. Pensar novas possibilidades e aprender diariamente, percebendo novos caminhos inclusive para a minha vida."

"Parabéns pelo projeto! Vocês são top. Obrigado pela parceria e por todo apoio. É muito fácil trabalhar com o programa e me sinto feliz por trabalhar com finanças nesses 4 anos."

"O Projeto é incrível e atual, ensina, orienta e conscientiza educadores e alunos."

FAMÍLIA

Participaram da pesquisa 319 familiares de alunos de 16 escolas, sendo a maioria responsáveis por alunos do 2º (13,5%), 3º (15,7%), 4º (13,5%) e 5º ano (12,92%). A maioria dos alunos são do sexo feminino (62,1%) e com média de 9,76 anos de idade (Desvio Padrão = 2,21). Os familiares também responderam que os filhos participam do projeto Oficina das Finanças há, em média, 2,28 anos (Desvio Padrão = 1,69).

 

Sobre o programa os familiares avaliaram os seguintes aspectos, utilizando uma escala de 0 (discordo totalmente) a 10 (concordo totalmente):

A respeito dos filhos, os pais julgaram os seguintes comportamentos:

 

COMENTÁRIOS

Diante dos resultados dos dados coletados, podemos destacar que, no geral, os familiares consideram que aprender a usar o dinheiro é uma habilidade essencial para a vida das crianças (9,75), que as crianças estarão mais preparadas para a vida se tiverem educação financeira na escola (9,25). Os familiares também observam que as crianças têm reservado dinheiro para objetivos específicos (7,52) e que elas compreendem que dinheiro pode gerar renda (7,68). Além disso, os familiares consideram que o Programa Oficina das Finanças na escola agrega valor a essa escola (8,70).

Alguns relatos espontâneos dos familiares participantes:

"Acho a abordagem fantástica. Uma sugestão é levar o pai ou a mãe para a aula alguma vez e juntos agregarem mais valor aos objetivos."

"Acredito que trabalhos feitos assim na prática agregam mais o aprendizado."

 

 

"Deveria incluir já os primeiros anos da criança."

"Poderia ter essa aula 1 vez por semana!"

"Espero que a matéria continue na grade curricular."

"Muito bom incentivar as crianças a ter uma educação financeira saudável."

ALUNOS

Participaram da pesquisa 269 alunos, de 12 escolas, sendo a maioria do sexo feminino (53,7%), principalmente do 5º ano (82,2%) e do 6º ano (10,4%) e com média de 10,8 anos de idade (Desvio Padrão = 1,08). Os alunos também relataram que participam do programa Oficina das Finanças há, em média, 3,2 anos (Desvio Padrão = 1,70).


Sobre o programa os alunos avaliaram os seguintes aspectos, utilizando uma escala de 0 (discordo totalmente) a 10 (concordo totalmente):

Os alunos também avaliaram alguns pontos sobre a mudança de comportamento deles depois do projeto de Educação Financeira: 

Os alunos também avaliaram a frequência do uso de alguns materiais nas aulas de Educação Financeira, utilizando uma escala de 0 (Nunca) a 10 (Sempre): 

COMENTÁRIOS

Diante dos resultados dos dados coletados, podemos destacar que, no geral, os alunos compreendem que preservar o meio ambiente é, também, sua responsabilidade (9,31), que o trabalho gera outras coisas além do dinheiro (9,04), que o dinheiro investido pode gerar mais dinheiro (8,80) e que vão precisar guardar dinheiro para o futuro (9,00).

 

Os alunos também relatam que pesquisar preços antes de comprar (8,09) e buscam descontos ao comprar (7,92). O trabalho na sala de aula é realizado em sua maioria com as experiências do livro (8,74) e escrevendo as respostas no livro (8,81).

Sugestões e comentários dos alunos 

"A aula fica muito divertida e ajuda no desenvolvimento."

"Em minha opinião, este projeto é muito importante para conhecermos mais sobre a importância do dinheiro em nossas vidas e conseguirmos cuidar mais das economias que temos."

"Tenho percebido que estou sendo mais poupadora quando estou gastando meu dinheiro."

"Eu aprendi muito com vocês e nunca vou me esquecer!"

"O livro ensina muito bem!"

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Esta pesquisa de impacto foi realizada pelo Grupo de Pesquisa Influência, do Laboratório de Pesquisa em Avaliação e Medida, da Universidade de Brasília, sob coordenação do Prof. Dr. Fabio Iglesias. Teve por objetivo acompanhar os resultados do Programa Oficina das Finanças na Escola na vida dos alunos, pais e professores.

 

CONTATOS

Prof. Dr. Fabio Iglesias

Coordenador da Pesquisa
Grupo Influência de Ciências Comportamentais Aplicadas
Laboratório de Pesquisa em Avaliação e Medida

Universidade de Brasília
iglesias@unb.br / www.influencia.unb.br
(61) 3107-6873
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7272973509202067

 

 

Pesquisa de impacto 2022: https://www.oficinadasfinancas.com.br/rpesquisa2022

Pesquisa de impacto 2021: https://www.oficinadasfinancas.com.br/rpesquisa2021

Pesquisa de impacto 2020: https://www.oficinadasfinancas.com.br/rpesquisa2020
Pesquisa de impacto 2019: plataforma.oficinadasfinancas.com.br/rpesquisa2019.xhtml
Pesquisa de impacto 2018: plataforma.oficinadasfinancas.com.br/rpesquisa2018.xhtml
Pesquisa de impacto 2017: plataforma.oficinadasfinancas.com.br/rpesquisa2017.xhtml
Pesquisa de impacto 2016: plataforma.oficinadasfinancas.com.br/rpesquisa2016.xhtml
Pesquisa de impacto 2015: plataforma.oficinadasfinancas.com.br/resultadopesquisa2015.xhtml
Pesquisa de impacto 2014: plataforma.oficinadasfinancas.com.br/resultadopesquisa2014.xhtml

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